Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência e demais documentos, e ainda Pregão, SRP, RDC, noções sobre a planilha de custos, pesquisa de preços e principais pontos da gestão e fiscalização de contratos: tudo isso em um só curso.
Apresentação
Este curso apresenta toda a fase de planejamento e formalização do processo de contratação, passando pela elaboração dos projetos e termos de referencia e formação de gestores e fiscais.
Objetivo
O curso licitações e contratos visa formar gestores públicos nos assuntos referentes às contratações públicas desde o planejamento até a fiscalização contratual. Visa fornecer uma visão geral dos principais tópicos das licitações e contratos e aprofundar os temas mais importantes. Este curso busca permitir a visão sistêmica do processo de contratação com ou sem licitação visando subsidiar a tomada de decisão para a melhor solução nas aquisições de bens e serviços ou obras.
Público alvo
Presidente e membros de comissão de licitações, pregoeiros, equipe de apoio, consultores, advogados, assessores jurídicos, responsáveis pelo setor de compras, gestores e fiscais de contratos, área jurídica, e servidores de planejamento e auditoria.
Programa
Considerações sobre a Licitação.
Lei nº 8.666/93 – Licitações e Contratos administrativos:
- Conceito e Finalidade da Licitação; Princípios Constitucionais e Administrativos; Critérios práticos de sustentabilidade nas Licitações – Conceito e considerações; Diretrizes da Licitação conforme os conceitos e as definições do objeto;
- A escolha das modalidades da Licitação da Lei nº 8.666/93: Concorrência, Tomada de preços, Convite, Concurso e Leilão ou Pregão;
- Pregão – aplicabilidade; características e vantagens;
- As Dispensas e a Inexigibilidade das Licitações: Conceito, situações possíveis e considerações sobre o fracionamento da despesa – Principais tópicos e entendimentos do TCU;
- O Sistema de Registro de Preços – SRP (Decreto nº 7.892/2013, atualizado pelo Dec. 9.488/2018) – Considerações gerais;
- A Contratação de Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP e entendimentos do TCU;
- Considerações Gerais sobre o RDC – Regime Diferenciado de Contratação; Aplicabilidade; vantagens e principais diferenças.
O Planejamento da licitação e linha do tempo do processo numa visão sistêmica.
- O Planejamento da contratação numa visão prática – por onde começar a elaboração dos documentos do processo?
- Trabalhando os conceitos e as definições das leis para contratar bens, obras e serviços:
- A correta definição do objeto; necessidade de Estudo Preliminar ou Plano de Trabalho e as justificativas da contratação;
- Definição e características do objeto no processo;
- Especificações do objeto, bens, obra ou serviço;
- Definição da unidade de medida; os prazos de entrega e de execução do objeto; a forma e as condições para a execução dos serviços ou o fornecimento dos bens; a definição das etapas e prazos das medições, conforme o objeto; os critérios de sustentabilidade;
- Os métodos e condições para a execução dos serviços ou do fornecimento; condições para a sua execução (locais, horários, periodicidade, etc.); a mão de obra necessária, os materiais e equipamentos a serem utilizados; a definição de categoria/equipe mínima e prazo para a execução dos serviços; freqüência e periodicidade; procedimentos, metodologias e tecnologias a serem empregadas na execução dos serviços; resultado ou produtos esperados; cronograma físico-financeiro; critérios de recebimento e aceitação do objeto; modalidade; documentos de habilitação; atestados; definição da entidade profissional; tipos de licitação e critérios de julgamento; amostras; diligências; prova de conceito;
- O Acordo de Nível de Serviços – ANS ou IMR- Instrumento de Medição de Resultados;
- Elaboração da planilha de custos dos serviços: Visão geral da planilha e principais pontos de negociação;
- O gerenciamento dos riscos da contratação – Mapa de Riscos;
- A elaboração do projeto básico ou termo de referência e Atualização do Mapa de Riscos após a conclusão do TR ou PB;
- Como fazer a pesquisa e preços, momento, metodologia da estimativa de preços; a inexequibilidade dos preços; Dificuldades e orientações nas contratações inexigíveis;
- Análise jurídica das minutas dos editais e contratos: Responsabilidade da Assessoria jurídica e encerramento da fase interna da licitação;
- Fase externa da licitação na modalidade de Pregão: Publicidade dos editais; impugnações e recursos; características; atribuições do pregoeiro e perfil;
- O Ato convocatório e as exigências habilitatórias; a forma de Julgamento das licitações: o Menor Preço (art. 45, §1º, I da Lei 8666/93); Melhor técnica (art. 45, §1º, II da Lei 8666/93); Técnica e preço (art. 45, §1º, III da Lei 8666/93); Maior lance ou oferta (art. 45, §1º, IV da Lei 8666/93); a publicação do Edital, a adjudicação, a homologação do certame; a revogação e anulação da licitação.
- Os Contratos Administrativos: Conceito e principais cláusulas contratuais da Lei nº 8.666/93;
A Execução, a gestão e a fiscalização dos contratos administrativos.
- Considerações Gerais sobre contratos; conceitos e espécies;
- A Terceirização dos serviços na Administração Pública: Novo Decreto da Terceirização (Decreto nº 9.507/2018) regras da IN nº 05/2017 e a Reforma Trabalhista;.principais impactos da reforma trabalhista na fiscalização administrativa nos contratos para serviços com dedicação exclusiva de mão de obra (horas in itinere; compensação de horas; a Jornada 12 x 36 prevista na IN 05/2017; a insalubridade e os intervalos legais; os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho; etc.
- O Gerenciamento dos Riscos na Terceirização: como fazer um Mapa de Riscos; Principais causas de ações trabalhistas; ferramentas de controles, (conta vinculada/pagamento pelo fato gerador ( IN 05/2017));
- As alterações contratuais: a formalização das alterações contratuais previstas na legislação seus acréscimos e supressões;
- Prorrogação: procedimentos para prorrogação; redução dos custos/negociação; garantias e reforço de garantia – para que serve; prazo para a prestação da garantia; não prestação da garantia – consequências; extinção e liberação da garantia;
- Gestão e Fiscalização (Técnica e Administrativa) dos contratos;
- O Recebimentos provisório e o recebimento definitivo: Responsabilidades; a utilização do ANS ou IMR no recebimento; glosa e retenção de pagamento pelas novas regras do Decreto 507/2018;
- Revisão do Mapa de riscos contratos;
- A Repactuação dos valores contratuais; os Reajustes e o Reequilíbrio econômico financeiro dos contratos;
- Os crimes nos contratos administrativos: considerações gerais.
Metodologia: Aula dialogada com exercícios.
Instrutora: Madeline Rocha Furtado
Escritora e Palestrante na área de Licitações e Contratos em diversos cursos abertos e fechados na área de planejamento, licitações, gestão e fiscalização de contratos administrativos para diversos órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Autora da obra “Gestão de Contratos de Terceirização na Administração Pública” – Teoria e Prática – 7ª Edição, 2019, Editora Fórum – Belo Horizonte. Autora e co-autora de vários artigos publicados em revistas especializadas; Especialista em Gestão em Logística na Administração Pública e Direito Público com Formação em didática de ensino superior, tendo exercido vários cargos na Administração Pública Federal na área de Licitações e Contratos. Ex- Diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da Secretaria de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – DLSG/SLTI/MPOG, atual DNSG/SEGES/ME, órgão responsável pela normatização e orientação dos procedimentos inerentes às licitações e contratações do Governo Federal e Portal Comprasnet.
Inscrição
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